A iluminação pública como forma de garantir o desenvolvimento das cidades é tema de evento que começa nesta segunda-feira (19), no Recife. "A iluminação é necessária para as cidades, uma condição básica para a convivência noturna e pode ser também fonte da valorização dos espaços", explica o engenheiro Plínio Godoy, um dos palestrantes do seminário.

 

A obrigação de instalar e manter a iluminação urbana é da gestão municipal, mas, segundo o engenheiro, o momento ainda é de transição para as prefeituras. "Há um tempo, as concessionárias tinham a obrigação de instalar e manter a iluminação urbana, mas uma lei definiu que os municípios são responsáveis. Alguns já estão desenvolvendo gestões próprias, mas outros ainda estão se estruturando para conseguir manter e utilizar o sistema de iluminação pública de maneira eficiente", diz Godoy.

 

O engenheiro alerta, ainda, que, em muitas cidades do Brasil, o investimento na iluminação ainda é muito básico. "Ainda existem muitas ruas que não dispõem de iluminação", afirma, lembrando que a eficiência luminosa é um ponto importante também para a segurança dos cidadãos, quando trabalhada junto a outros fatores. "A luz pode ajudar as pessoas a se sentir seguras, mas só o uso do espaço através de trabalhos conjuntos, com economia, turismo, segurança pública", explica Plínio Godoy.

 

Título da matéria: Investimento em iluminação pública ainda é muito básico, diz especialis

Veículo: Portal G1

Data da publicação: 19/09/2016

Fonte: Portal G1 (http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/09/investimento-em-iluminacao-publica-ainda-e-muito-basico-diz-especialista.html)